CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA)

Cleci Werner Rosa, Álvaro Becker da Rosa, Caroline Ghiggi, Luiz Marcelo Darroz

Resumo


Apesar da significativa importância que vem sendo dada pela comunidade de pesquisadores em ensino Física a questões relativas à inserção de conteúdos de Física nos anos iniciais do ensino fundamental, poucos são os efetivamente contemplados pelos professores desse nível de escolaridade. Entre outras consequências dessa omissão, pode estar a possibilidade de que os estudantes construam uma visão de Ciência distorcida da realidade. A questão pode estar associada ao corpo de conhecimentos em ciências abordados nesse nível de escolarização, que normalmente encontra-se associada a Biologia. A fim de verificar a concepção de ciência e de conhecimento científico, bem como o entendimento sobre o papel atribuído à experimentação, atribuída pelos docentes dos anos inicias, realizou-se uma investigação, no decorrer de 2011, com um grupo de professores. Para tanto, a pesquisa recorreu a uma coleta de dados quantitativa, com análise qualitativa, utilizando como instrumento um questionário. Os resultados encontrados corroboram a hipótese inicial no que concerne à visão docente perpetuada na escola, fomentando uma importante discussão na academia, principalmente nos cursos de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1037

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ISSN: 2237-4450

 
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