CURRÍCULO, LIVRO DIDÁTICO E PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS

Roque Ismael da Costa Güllich, Kamila Maria Rudek, Janice Silvana Novakowski Kierepka

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar as concepções de professores de Ciências da Educação Básica em relação ao currículo e a influência exercida pelo livro didático na sua elaboração/organização. Para tanto, foram aplicados questionários abertos a professores de Ciências da rede pública que participam de um grupo de formação continuada e após procedeu-se com análise temática de conteúdo. A partir da análise dos questionários aplicados, emergiram algumas categorias, tais como: conceito de currículo, modo de elaboração e determinação do currículo, inter-relações entre currículo e livro didático, preparação para a escolha do livro didático, uso e influência do livro didático na prática docente, bem como a discussão relacionada ao currículo e o livro didático na formação inicial. Foi possível constatar que o livro didático determina o currículo, por meio da proposição de conteúdos e práticas pedagógicas, ressaltando mais uma vez a influência do livro didático na educação básica.  Desse modo, o grupo de formação continuada em que os professores se encontram imersos se configura como um espaço-tempo de discussão-reflexão acerca do tema o que indicia contornos formativos que podem ampliar as compreensões.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1077

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail