A DISCUSSÃO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA A PARTIR DE PERIÓDICOS NO BRASIL
Resumo
O estudo da discussão das controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências é um tema emergente na área. Dessa forma, a pesquisa sobre a utilização das controvérsias sociocientíficas no ensino de Ciências tem se multiplicado nos últimos anos. A partir de uma revisão narrativa, buscou-se identificar e analisar os artigos publicados em periódicos brasileiros de Ensino de Ciências, que abordam a discussão das controvérsias sociocientíficas. Desta forma, buscou-se detectar perspectivas e questões em aberto sobre essa abordagem temática de pesquisa. De maneira geral, os artigos apontam que a pesquisa sobre a discussão das controvérsias sociocientíficas, apesar de presente no contexto brasileiro, ainda se faz de forma tímida. Alguns aspectos da produção sobre a controvérsia foram destacados, como o fato dos estudantes serem os sujeitos principais dos estudos, a preferência pela discussão de temáticas relacionadas ao meio ambiente, o uso de debate como estratégia de intervenção pedagógica e o questionário como recurso de coleta de dados. Consideramos que a apresentação destas características da pesquisa sobre a discussão das controvérsias sociocientíficas auxiliará para estudos futuros e para maiores investigações na área.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1125
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