A DISCUSSÃO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA A PARTIR DE PERIÓDICOS NO BRASIL

Leandro Duso, Marilisa Bialvo Hoffmann

Resumo


O estudo da discussão das controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências é um tema emergente na área. Dessa forma, a pesquisa sobre a utilização das controvérsias sociocientíficas no ensino de Ciências tem se multiplicado nos últimos anos. A partir de uma revisão narrativa, buscou-se identificar e analisar os artigos publicados em periódicos brasileiros de Ensino de Ciências, que abordam a discussão das controvérsias sociocientíficas. Desta forma, buscou-se detectar perspectivas e questões em aberto sobre essa abordagem temática de pesquisa. De maneira geral, os artigos apontam que a pesquisa sobre a discussão das controvérsias sociocientíficas, apesar de presente no contexto brasileiro, ainda se faz de forma tímida. Alguns aspectos da produção sobre a controvérsia foram destacados, como o fato dos estudantes serem os sujeitos principais dos estudos, a preferência pela discussão de temáticas relacionadas ao meio ambiente, o uso de debate como estratégia de intervenção pedagógica e o questionário como recurso de coleta de dados. Consideramos que a apresentação destas características da pesquisa sobre a discussão das controvérsias sociocientíficas auxiliará para estudos futuros e para maiores investigações na área.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1125

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail