Ensino e aprendizagem em Ciências: manifestações de estudantes sobre o ambiente escolar
Marli Dallagnol Frison, José Claudio Del Pino
Resumo
Este estudo teve como objetivo reconhecer ideias e concepções de estudantes de educação básica sobre questões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Investigou e comprendeu quais as expectativas de estudantes em relação à escola e que fatores favorecem ou facilitam a compreensão dos conteúdos escolares. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram um questionário semiestruturado, que permitiu aos sujeitos a liberdade de expressão de suas respostas, e uma entrevista semiestruturada. A pesquisa é qualitativa e a modalidade é Estudo de Caso. O estudo envolveu professores em formação inicial (PFI) dos cursos de Ciências Biológicas e Químca, professores que atuam em escolas de educação básica, na disciplina de Ciências e estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a escola, e em especial a sala de aula, é um ambiente propício de aprendizagem, no entanto as manifestações dos estduantes apontam fatores, como indisciplina, propostas de ensino e metodologias inadequadas e o estabeleciento de relações em sala de aula bastante comprometido, como responsáveis pelo não envolvimento deles nas aulas. Por outro lado, acreditam que a motivação pode favorecer a instituição de atitudes que venham ao encontro de suas expectativas.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1313
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ISSN: 2237-4450