Ensino e aprendizagem em Ciências: manifestações de estudantes sobre o ambiente escolar

Marli Dallagnol Frison, José Claudio Del Pino

Resumo


Este estudo teve como objetivo reconhecer ideias e concepções de estudantes de educação básica sobre questões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Investigou e comprendeu quais as expectativas de estudantes em relação à escola e que fatores favorecem ou facilitam a compreensão dos conteúdos escolares. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram um questionário semiestruturado, que permitiu aos sujeitos a liberdade de expressão de suas respostas, e uma entrevista semiestruturada. A pesquisa é qualitativa e a modalidade é Estudo de Caso. O estudo envolveu professores em formação inicial (PFI) dos cursos de Ciências Biológicas e Químca, professores que atuam em escolas de educação básica, na disciplina de Ciências e estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a escola, e em especial a sala de aula, é um ambiente propício de aprendizagem, no entanto as manifestações dos estduantes apontam fatores, como indisciplina, propostas de ensino e metodologias inadequadas e o estabeleciento de relações em sala de aula bastante comprometido, como responsáveis pelo não envolvimento deles nas aulas. Por outro lado, acreditam que a motivação pode favorecer a instituição de atitudes que venham ao encontro de suas expectativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1313

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail