O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO E BOLSISTA DO PIBID.

Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar conhecimentos relativos à aprendizagem sobre a docência emergentes de um processo de elaboração e (re)elaboração de um planejamento de ações didáticas, vivenciado por uma acadêmica integrante do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, campus de Santo Ângelo/RS. Os dados aqui apresentados referem-se a um recorte do processo formativo que é parte integrante de uma investigação, em nível de doutorado, realizada em uma perspectiva qualitativa. O trabalho realizado ocorreu de forma individualizada com a acadêmica e, de forma colaborativa, com o grupo de bolsista na Universidade. Resultados apontam que a experiência vivenciada pela acadêmica, de elaboração e (re)elaboração de um planejamento para o ensino da Matemática, mostram que o espaço e as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID proporcionam ao futuro professor um tipo de aprendizagem que permite ao mesmo ser um gerador de conhecimentos que, embora advindos de situações particulares, podem ser generalizados. O processo propiciou, também, o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas e o desenvolvimento da postura reflexiva, advindas das interlocuções do trabalho coletivo realizado com o grupo, frente ao planejamento realizado.

 


Palavras-chave


PIBID; Planejamento pedagógico; Conhecimento da prática; Aprendizagem docente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2421

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ROSANGELA FERREIRA PRESTES, CARMEN TERESA KAIBER

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail