UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O TÓPICO RADIAÇÕES IONIZANTES
Resumo
O objetivo deste trabalho é a proposição de uma sequência didática para preparar e orientar estudantes do ensino médio em uma visita técnica ao setor de radiologia hospitalar. Este é um recurso potencialmente significativo no ensino de Radiações Ionizantes (RI) e visa ampliar a qualidade na formação do estudante de ensino médio, a partir de experiências que os locais não formais de ensino oferecem. A visita técnica é um recurso didático-pedagógico que permite aos estudantes poderem observar os conceitos analisados em sala num ambiente real, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem, fazendo com que se amplie os conceitos de integração, de reflexão e ação, teoria e prática. A necessária sistematização das várias etapas em torno da visita técnica (preparação prévia da visita técnica ao setor de radiologia hospitalar, a visita em si, e a abordagem posterior para consolidação dos conteúdos), tanto em nível da prática pedagógica como da investigação teórica, foi baseada na estratégia das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Para a análise dos resultados foram utilizados métodos qualitativos de resposta a questionários, construção de mapas conceituais, dramatização e construção de maquetes.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2549
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ISSN: 2237-4450