UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O TÓPICO RADIAÇÕES IONIZANTES

Leomar De Bortoli, Alexandre Mesquita, Marilda Machado Spíndola

Resumo


O objetivo deste trabalho é a proposição de uma sequência didática para preparar e orientar estudantes do ensino médio em uma visita técnica ao setor de radiologia hospitalar. Este é um recurso potencialmente significativo no ensino de Radiações Ionizantes (RI) e visa ampliar a qualidade na formação do estudante de ensino médio, a partir de experiências que os locais não formais de ensino oferecem. A visita técnica é um recurso didático-pedagógico que permite aos estudantes poderem observar os conceitos analisados em sala num ambiente real, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem, fazendo com que se amplie os conceitos de integração, de reflexão e ação, teoria e prática. A necessária sistematização das várias etapas em torno da visita técnica (preparação prévia da visita técnica ao setor de radiologia hospitalar, a visita em si, e a abordagem posterior para consolidação dos conteúdos), tanto em nível da prática pedagógica como da investigação teórica, foi baseada na estratégia das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Para a análise dos resultados foram utilizados métodos qualitativos de resposta a questionários, construção de mapas conceituais, dramatização e construção de maquetes. 


Palavras-chave


Radiação ionizante; visita técnica; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2549

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Leomar De Bortoli

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail