UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NO DESENVOLVIMENTO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA DISCUSSÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO

Thiago Vicente de Assunção, Charles Teruhiko Turuda

Resumo


A pouca difusão da experimentação no Ensino Médio é uma das dificuldades associadas ao ensino de Física Moderna. O Efeito Fotoelétrico é um dos fenômenos mais importantes e, igual a outros fenômenos dessa área do conhecimento, não é passível de observação direta. Pesquisas do Ensino de Ciências mostram que a demonstração e a construção experimentais são essenciais para contemplar os diferentes perfis dos estudantes. Diante disso, o presente artigo propôs o desenvolvimento de um objeto didático, com materiais de baixo custo, destinado a discussões relativas ao Efeito Fotoelétrico. No desenvolvimento do instrumento, utilizou-se, além de componentes básicos da eletrônica, uma placa de prototipagem, minipainéis solares e resistores com resistência elétrica dependente da luz incidente. O presente artigo apresenta os procedimentos experimentais e os resultados, indicando que o objeto didático pode servir de suporte para discussões acerca do Efeito Fotoelétrico.


Palavras-chave


experimento; efeito fotoelétrico; livro didático; física moderna

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2788

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Thiago Vicente de Assunção, charles Teruhiko Turuda, Robson Raabi do nascimento

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail