SOFTWARES DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Dioni Paulo Pastorio, Josemar Alves, Muryel Pyetro Vidmar, Francis Jessé Centenaro

Resumo


Apontando para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física, desenvolvemos, neste trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares de correção automática em processos avaliativos contínuos no contexto de sala de aula. Para isso, analisamos sessenta e um periódicos com maior avaliação em índices de pós-graduação do Brasil, área de Ensino no ano de 2016 (Qualis CAPES). Os resultados mostram que existem poucos trabalhos associados ao referido tema na área. Além disso, nos trabalhos encontrados, a maioria dos autores aponta potencialidades de seu uso no processo de avaliação, e isso parece sinalizar uma possível concepção sobre o uso deste tipo de ferramenta nessa etapa. Ainda, cabe destacar que a maior parte dos artigos concentra esforços na apresentação dos softwares e, pelo que é apresentado, não se observa a avaliação destas ferramentas no seu uso de sala de aula.


Palavras-chave


softwares, tecnologias de informação e comunicação, avaliação, correção automática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2902

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ISSN: 2237-4450

 
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