TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: BLOG, UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO QUÍMICO

Leydiane Viana da Cunha Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede

Resumo


Com o crescente avanço e utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), os mecanismos utilizados para o ensino de Química, têm se modernizado continuamente. Os blogs, por exemplo, têm apresentado bons resultados quando aplicados no contexto escolar, pois podem proporcionar conhecimento ao aluno e favorecem a prática docente. Neste sentido, este trabalho apresenta a aplicação e análise de uso de um blog, como ferramenta de aprendizagem para o conteúdo químico, modelos atômicos. Para a criação do blog, foi utilizada a ferramenta wordpress e a coleta de dados para a análise e viabilidade da utilização do blog, foi realizada a partir do uso de questionários no formato Likert, além de perguntas abertas. Cerca de 90% dos alunos avaliaram como positivo a utilização do blog e seu potencial na promoção da aprendizagem do conteúdo estudado. Os relatos dos alunos, apontam as potencialidades da ferramenta blog aplicada no ensino de Química.

Palavras-chave


blog, ensino de Química, modelos atômicos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2957

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Leydiane Viana da Cunha Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail