TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: BLOG, UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO QUÍMICO
Leydiane Viana da Cunha Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede
Resumo
Com o crescente avanço e utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), os mecanismos utilizados para o ensino de Química, têm se modernizado continuamente. Os blogs, por exemplo, têm apresentado bons resultados quando aplicados no contexto escolar, pois podem proporcionar conhecimento ao aluno e favorecem a prática docente. Neste sentido, este trabalho apresenta a aplicação e análise de uso de um blog, como ferramenta de aprendizagem para o conteúdo químico, modelos atômicos. Para a criação do blog, foi utilizada a ferramenta wordpress e a coleta de dados para a análise e viabilidade da utilização do blog, foi realizada a partir do uso de questionários no formato Likert, além de perguntas abertas. Cerca de 90% dos alunos avaliaram como positivo a utilização do blog e seu potencial na promoção da aprendizagem do conteúdo estudado. Os relatos dos alunos, apontam as potencialidades da ferramenta blog aplicada no ensino de Química.
Palavras-chave
blog, ensino de Química, modelos atômicos.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2957
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2020 Leydiane Viana da Cunha Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450