EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL SOBRE BIOLOGIA VEGETAL NO UFFESPA

Sueli Soares de Sá Mancebo, Gabriel Araujo Sodré, Helena Roland Rodrigues LIMA, Neuza Rejane Wille Lima

Resumo


O programa de extensão universitária da Universidade Federal Fluminense (UFFESPA) atende pessoas idosas acima de 60 anos ou aposentadas acima de 55 anos que participam de atividades socioculturais e educativas. Foram promovidas atividades com o objetivo de promover a socialização e saúde mental de participantes do UFFESPA, a partir de práticas da educação não-formal e utilizando como recursos, aspectos da biologia vegetal. As cinco etapas realizadas duraram duas horas: (1) foi ministrado um ted talk sobre conceitos de espécie, (2) foi aplicado questionário com seis perguntas de múltipla escolha para que os participantes comparassem as plantas conhecidas popularmente como Boldo Mirim, Boldo Brasileiro e Hortelã Pimenta e fizessem uma redação, (3) foi promovido o plantio do Boldo Brasileiro, contendo dois tipos diferentes de substratose submetidosa quatro graus de insolação (10, 30, 50 e 100%), (4) foi realizado, pelos idosos, o plantio de uma espécie de Cactaceae, que pôde ser levada para casa, (5) foi estabelecida uma roda de conversa para tratar sobre a importância das condições de cultivo sobre o esperado padrão de crescimento das plantas. As respostas, as redações, os relatos e as perguntas dos 14 participantes revelaram que o nosso objetivo foi alcançado. A metodologia desenvolvida pode ser aplicada para outros grupos de idosos.

Palavras-chave


idosos; espécie; planta; percepção; oficina.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3032

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Sueli Soares de Sá Mancebo, Gabriel Araujo Soares, Helena Roland Rodrigues LIMA, Helena Carla Castro, Selma Ribeiro de Paiva, Neuza Rejane Wille Lima

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail