ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO ENPEC
Resumo
O foco do presente trabalho é a leitura no Ensino de Ciências. Apresentamos os resultados construídos mediante revisão bibliográfica nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) . O objetivo consistiu em visualizar como a prática da leitura vem sendo contemplada nas aulas de Ciências, com atenção para os níveis de ensino, os gêneros discursivos utilizados e as metodologias de leitura. Os resultados indicam que, nostrabalhos analisados, a prática da leitura apresentou-se mais recorrente no ensino superior. O gênero de discurso mais utilizado foi o de Divulgação Científica, pelo uso de Textos de Divulgação Científica. Ainda, os resultados apontam para a necessária relação da prática de leitura e de escrita com destaque para as estratégias de leitura permeadas pela discussão em grupo e por meio da mediação do professor num movimento de qualificar a apropriação e a significação da linguagem da Ciência.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Gêneros Discursivos; Metodologias de Leitura.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3347
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel, Joana Laura de Castro Martins
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450