DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR REFLEXIVO A RESPEITO DE APOIOS PEDAGÓGICOS A UM ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO.

Aline Gonçalves

Resumo


O processo que inclui alunos deficientes está previsto em políticas públicas, concedendo o acesso e o direito a esses sujeitos à educação. Mas não basta somente incluir é necessário manter, e para isso é preciso um olhar reflexivo para a formação de professores nos cursos de licenciaturas, os quais necessitam estar preparados para os desafios que a educação inclusiva proporciona. Infelizmente, no panorama atual os estudantes em formação, principalmente na área das ciências não têm uma formação voltada para essas questões de educação inclusiva. Diante desse contexto, esse artigo visa relatar a experiência de uma estudante em formação, no acompanhamento pedagógico a um aluno deficiente auditivo na disciplina de Cálculo do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), bem como descrever os resultados obtidos nesse processo educativo.

Palavras-chave


Prática Reflexiva, Cálculo, Deficiência auditiva

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3349

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ISSN: 2237-4450

 
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