A ESCRITA E A LEITURA PROMOVIDAS PELA EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes na elaboração da escrita do relatório refrente ao desenvolvimento do experimento “Encontrando a Vitamina C nos sucos de frutas”, por uma turma de 2º ano EM. Nas aulas curriculares de Química e Biologia, organizados em pequenos grupos, foi apresentado, expositivamente, o experimento do livro “Dialogando Ciências entre sabores, odores e aromas: contextualizando alimentos química e biologicamente” (LUCA; SANTOS, 2010); após breve observação e leitura dos procedimentos, para os quais envolvia leituras, prévias e posteriores, de gêneros textuais do cotidiano social e escolar, o mesmo, foi realizado. Ao término, foi solicitada a elaboração do relatório a partir de roteiro estruturado. A realização da experimentação interdisciplinar e contextualizada no Ensino Médio mostrou-se significativa para os estudantes; todos participaram ativa e comprometidamente no desenvolvimento do experimento proposto, expressando seus entendimentos por meio da escrita do relatório.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3352
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Sandra Aparecida dos Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Michelle Câmara Pizzato, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, José Claudio Del Pino
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450