CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS QUE BUSQUEM CINDIR INTERFACES DISCIPLINARES

Tiago Amador Tamanini, Tania Denise Miskinis Salgado

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo investigar quais são as concepções de um grupo de educadores da Área de Ciências da Natureza que atuam no Ensino Médio em Porto Alegre e de graduandos de cursos de licenciatura dessa mesma área, acerca das Interfaces Disciplinares como princípio educativo no ensino de Ciências. A coleta de informações foi feita junto aos participantes do curso de extensão: Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2016. Os pressupostos estão alicerçados nos teóricos da área de educação e nas referências legais elaboradas pelo Ministério da Educação do Brasil e pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Foi aplicado um questionário, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como principal conclusão, foi possível identificar certas divergências quanto ao significado da interdisciplinaridade, além de desconhecimento referente à ação de tal estratégia.


Palavras-chave


Interfaces Disciplinares; Ensino Médio; Concepções dos Educadores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3354

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ISSN: 2237-4450

 
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