LANÇAMENTO HORIZONTAL COM REALIDADE VIRTUAL: JOGO EDUCATIVO PARA SMARTPHONES DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
: Neste trabalho mostraremos um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido por um grupo de estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé. Trata-se de um jogo de lançamento horizontal de projéteis direcionado para o ensino de física, cujo processo de modelagem é descrito e ilustrado visando contemplar as pesquisas iniciais, escolha de layout e interface, detalhes da jogabilidade em dispositivo portátil e os diferenciais do uso dos óculos de realidade virtual. Considerando que um dos propósitos do nosso projeto de pesquisa[1] é analisar a viabilidade da produção de jogos digitais pelos alunos da educação profissionalizante, e diante do indicativo de potencial pouco explorado que pode confrontar algumas das principais problemáticas associadas à incorporação das tecnologias móveis na educação básica, os resultados apontam que devemos continuar fomentando o talento dos jovens desenvolvedores da área de informática.
[1] Projeto de pesquisa intitulado Análise e Desenvolvimento de Jogos Digitais para a Educação em Ciências, registrado na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul sob o número PE02160816/124.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3355
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Thiago Troina Melendez, Anelise Ramires Meneses, Marcelo Leandro Eichler, João Pedro Cartier Rodrigues, Yuri Ramos Lima, Jorge Fernando Siqueira Freitas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450