A IMPORTÂNCIA DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo


Este trabalho busca investigar a importância do Diário de Formação para o processo de sistematização de experiências, bem como, a importância da reflexão que decorre do processo coletivo durante a sistematização de experiências para o processo de formação dos professores de Ciências. Para tanto, foram gravados e transcritos dois encontros de formação de professores do projeto de extensão denominado Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, em que foram sistematizados relatos de experiências. A partir dos resultados produzidos foi possível perceber como o Diário de Formação contribui para a sistematização de experiências e consequentemente para a formação inicial e continuada de professores de Ciências, sendo apontado como espaço para o nascimento do relato de experiências a ser sistematizado. O Diário de Formação leva o professor a refletir criticamente sobre a sua prática, sendo esta uma reflexão individual que na sistematização passa a ser um momento de Investigação-Formação-Ação, ao desencadear reflexão formativa.

Palavras-chave


Investigação-Formação-Ação. Constituição docente. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3611

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail