A IMPORTÂNCIA DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich
Resumo
Este trabalho busca investigar a importância do Diário de Formação para o processo de sistematização de experiências, bem como, a importância da reflexão que decorre do processo coletivo durante a sistematização de experiências para o processo de formação dos professores de Ciências. Para tanto, foram gravados e transcritos dois encontros de formação de professores do projeto de extensão denominado Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, em que foram sistematizados relatos de experiências. A partir dos resultados produzidos foi possível perceber como o Diário de Formação contribui para a sistematização de experiências e consequentemente para a formação inicial e continuada de professores de Ciências, sendo apontado como espaço para o nascimento do relato de experiências a ser sistematizado. O Diário de Formação leva o professor a refletir criticamente sobre a sua prática, sendo esta uma reflexão individual que na sistematização passa a ser um momento de Investigação-Formação-Ação, ao desencadear reflexão formativa.
Palavras-chave
Investigação-Formação-Ação. Constituição docente. Ensino de Ciências.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3611
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ISSN: 2237-4450