RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURD

Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto, Rúbia Emmel

Resumo


Este relato de experiência teve o objetivo de compreender e refletir sobre as metodologias de ensino em educação matemática na promoção de aprendizagens de alunos surdos. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam ou atuaram no ensino de matemática para alunos surdos. As análises obtidas a partir dos instrumentos de coleta de dados foram distribuídas em 5 categorias definidas a priori: -aprendizado do aluno surdo; -intérprete de Libras; -dificuldades de aprendizado do aluno surdo; -metodologias utilizadas pelos professores e -métodos de avaliação para o aluno surdo. Neste recorte de pesquisa será apresentada a análise de uma categoria referente às metodologias utilizadas pelos professores: observou-se que a deficiência auditiva não interfere em sua capacidade cognitiva, no entanto, a aprendizagem deve ser significativa para o aluno o ensino requer direcionado metodológico no sentido visual/espacial; Portanto, constatou-se que essa pesquisa trouxe contribuições e reflexões acerca dos avanços na educação de surdos no Brasil.


Palavras-chave


Educação Matemática. Educação Básica. Formação inicial de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3612

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto, Rúbia Emmel

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail