RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURD
Resumo
Este relato de experiência teve o objetivo de compreender e refletir sobre as metodologias de ensino em educação matemática na promoção de aprendizagens de alunos surdos. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam ou atuaram no ensino de matemática para alunos surdos. As análises obtidas a partir dos instrumentos de coleta de dados foram distribuídas em 5 categorias definidas a priori: -aprendizado do aluno surdo; -intérprete de Libras; -dificuldades de aprendizado do aluno surdo; -metodologias utilizadas pelos professores e -métodos de avaliação para o aluno surdo. Neste recorte de pesquisa será apresentada a análise de uma categoria referente às metodologias utilizadas pelos professores: observou-se que a deficiência auditiva não interfere em sua capacidade cognitiva, no entanto, a aprendizagem deve ser significativa para o aluno o ensino requer direcionado metodológico no sentido visual/espacial; Portanto, constatou-se que essa pesquisa trouxe contribuições e reflexões acerca dos avanços na educação de surdos no Brasil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3612
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