ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FRUTOS, SEMENTES E INSETOS

Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies, Julio Cesar Bresolin Marinho

Resumo


Consideramos importante ter o apoio de coleções didáticas para tornar o Ensino de Ciências e Biologia ativo e significativo. O trabalho apresenta o relato da confecção de uma coleção didática sobre a diversidade de frutos, sementes e insetos encontrados na região de São Gabriel-RS, bem como a intervenção realizada em uma escola estadual. Para a confecção das coleções foram realizadas coletas dos organismos encontrados na região e técnicas de preparação específicas. Após a finalização das coleções as encaminhamos para a escola onde realizamos uma exposição, apresentando a coleção e fornecendo uma explicação aos alunos. O intuito da atividade residiu em despertar o interesse e curiosidade sobre a biodiversidade regional e sobre o material biológico incorporado à coleção didática da escola. Alunos e professores demonstraram interesse pelo material exposto, visto que realizaram diversas perguntas e comentários sobre seus conhecimentos prévios em relação aos exemplares das coleções.

Palavras-chave


Ensino de Ciências, coleções didáticas, recursos didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3614

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies, Julio Cesar Bresolin Marinho

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail