ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FRUTOS, SEMENTES E INSETOS
Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies, Julio Cesar Bresolin Marinho
Resumo
Consideramos importante ter o apoio de coleções didáticas para tornar o Ensino de Ciências e Biologia ativo e significativo. O trabalho apresenta o relato da confecção de uma coleção didática sobre a diversidade de frutos, sementes e insetos encontrados na região de São Gabriel-RS, bem como a intervenção realizada em uma escola estadual. Para a confecção das coleções foram realizadas coletas dos organismos encontrados na região e técnicas de preparação específicas. Após a finalização das coleções as encaminhamos para a escola onde realizamos uma exposição, apresentando a coleção e fornecendo uma explicação aos alunos. O intuito da atividade residiu em despertar o interesse e curiosidade sobre a biodiversidade regional e sobre o material biológico incorporado à coleção didática da escola. Alunos e professores demonstraram interesse pelo material exposto, visto que realizaram diversas perguntas e comentários sobre seus conhecimentos prévios em relação aos exemplares das coleções.
Palavras-chave
Ensino de Ciências, coleções didáticas, recursos didáticos.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3614
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2020 Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies, Julio Cesar Bresolin Marinho
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450