SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS

Francisco Kraemer, Flávio Kieckow

Resumo


No ensino das disciplinas de Mecânica dos Sólidos, nos cursos de graduação em Engenharia, utiliza-se poucos materiais didáticos com potencial significativo capazes de intervir na aprendizagem dos acadêmicos nas engenharias. Prevalece o ensino convencional em que os conteúdos são trabalhados teoricamente e com listas de exercícios exaustivas, favorecendo o processo de aprendizagem mecânica. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Mecânica dos Sólidos, com base na UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) sugerida por Moreira. A proposta integra metodologias ativas e atividades experimentais aplicadas ao conteúdo de torção mecânica. Neste artigo é apresentada uma breve base teórica, o desenvolvimento da UEPS e dados sobre a sua aplicação em sala de aula na Engenharia Mecânica. Os resultados indicam que o material didático e a metodologia utilizada contribuíram para a aprendizagem significativa do conteúdo abordado, que é fundamental para a formação profissional do engenheiro.


Palavras-chave


Unidade de Ensino. Metodologias ativas. Experimentação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3617

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Francisco Kraemer, Flávio Kieckow

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail