SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS
Resumo
No ensino das disciplinas de Mecânica dos Sólidos, nos cursos de graduação em Engenharia, utiliza-se poucos materiais didáticos com potencial significativo capazes de intervir na aprendizagem dos acadêmicos nas engenharias. Prevalece o ensino convencional em que os conteúdos são trabalhados teoricamente e com listas de exercícios exaustivas, favorecendo o processo de aprendizagem mecânica. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Mecânica dos Sólidos, com base na UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) sugerida por Moreira. A proposta integra metodologias ativas e atividades experimentais aplicadas ao conteúdo de torção mecânica. Neste artigo é apresentada uma breve base teórica, o desenvolvimento da UEPS e dados sobre a sua aplicação em sala de aula na Engenharia Mecânica. Os resultados indicam que o material didático e a metodologia utilizada contribuíram para a aprendizagem significativa do conteúdo abordado, que é fundamental para a formação profissional do engenheiro.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3617
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ISSN: 2237-4450