A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Luana Hilgert Tonin, Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo


Os debates sobre a Educação Ambiental (EA) vem acontecendo há anos, seja em conferências sobre o meio ambiente, currículo e/ou contexto escolar. A EA em contexto escolar precisa ser trabalhada como um tema transversal e de forma interdisciplinar com a elaboração de projetos de EA, por exemplo, buscando sistematizar a prática nas aulas. Este estudo teve por objetivo analisar os processos de avaliação dos projetos de EA no contexto escolar. Desse modo, realizamos uma revisão bibliográfica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia usando como metodologia de análise os três indicadores descritos por Mayer (1989 apud TOMAZELLO; FERREIRA, 2001). Constatamos que cada uma das pesquisas selecionadas contemplaram os três indicadores de qualidade. No entanto, poucas foram as pesquisas encontradas com foco nas avaliações da EA para o ensino escolar, com atitudes e ações diárias fundamentais para uma sociedade sustentável.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Projetos. Avaliação. Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3618

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ISSN: 2237-4450

 
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